VOZ ESTIS LUX MUNDI

HISTÓRIA, OBJETIVO, VISÃO  E MISSÃO

HISTÓRIA DO INSTITUTO SUPERIOR DE FILOSOFIA E DE TEOLOGIA,

DOM JAIME GARCIA GOULART

O Ensino das Ciências de Filosofia e de Teologia constitui uma novidade para a Igreja em Timor Leste, seguindo os seguintes dados históricos:

Tece-se em seguida uma resenha histórica da origem e do desenvolvimento do Instituto Superior de Filosofia e de Teologia, com o sobrenome de Dom Jaime Garcia Goulart, (ISFIT).

  1. Época do Pré-Instituto

Timor Leste nunca teve um seminário Maior.Tinha,isso sim,o Seminário Menor de Nossa Senhora de Fátima que funcionava inicialmente em Soibada.De Soibada passou a Lecidere.De Lecidere subiu para Dare.De Dare desceu para Lahane até se instalar finalmente em Balide onde se lecionam atualmente as diversas matérias pedagógicas.Outrora,após os cursos ministrados neta instituição,os candidatos ao sacerdócio eram encaminhados para os cursos de Filosofia e de Teologia no Seminário Maior de Macau.

  • Em 1966 os cursantes de Filosofia e de Teologia,em Dare e Macau,foram transferidos para os Seminários Maiores de Évora e Leria,em Portugal.
  • Em 1973 seguiram mais cinco candidatos do Seminário Menor de Nossa Senhora de Fátima,em Dare,para o Seminário Conciliar de S.Pedro e S.Paulo,em Braga,Portugal.
  • Durante a ocupação de Timor Leste pela Indonésia,esta instiuição recebeu também vários seminaristas timorenses que para lá se dirigiram.
  • Com a anexação de Timor Leste à Indonésia como 27ª Província,os seminaristas foram encaminhados para Ritapiret,na ilha de Fores,Indonésia.Posteriormente foram enviados alguns para Malang e outros para Kupang.
  1. Época do Instituto

O início do Instituto remonta aos primórdios do séc.XXI.

  • Com o alvorecer do novo milénio de 2000, onde Timor acaba de se erguer dosescombros e do domínio indonésio como nova nação livre e independente,os bispos de Timor,nomeadamente D.Carlos Filipe Ximenes Belo,SDB e D.Basílio do Nascimento prontificaram-se,sem demora,a abrir o Seminário Maior em Fatumeta, Díli.
  • O inicio dos Cursos de Filosofia e de Teologia em Timor Leste, começaram examente com existência do Seminário Maior de São Pedro e São Paulo. Desta Instituição já se formaram os seminaristas maiores que frequentaram os cursos de Filosofia e de Teologia.
  • Na primeira década da sua existência já foram ordenados cerca de quatro dezenas de sacerdotes para as Dioceses de Díli,Baucau e Maliana.
  • Não descurando a preocupação de primar a qualidade de ensino para os candidatos ao sacerdócio,a Conferência Episcopal de Timor Leste decidiu criar o Instituto Superior de Filosofia e de Teologia,dando-lhe o sobrenome de D.Jaime Garcia Goulart,homenageando-o pelo trabalho feito como primeiro Bispo de Díli.
  • A criação do ISFIT é regida pelo DCRETO Nº 01/2013 com o seguinte teor: “Dom Basílio do Nascimento,por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica,Presidente da Conferência Episcopal Timorense.

Considerando que a Igreja,em virtude do seu múnus de anunciar a verdade revelada,compete ter universidades ou faculdades eclesi´sticas próprias,para a investigação das disciplinas sagradas ou com elas anexas,e para a formação científica dos alunos nas mesmas disciplinas (cfr.Cn815);

Considerando que a conferência episcopal e os bispos diocesanos          providenciem para que,onde for possível,se fundem institutos superiores,nos quais se ensinam as disciplinas teológica e outras que pertençam à cultura cristã(cfr.Cn 821);

Considerando que a Igreja acompanhe igualmente com zelosa solicitude as escolas de nível superior,sobretudo as Universidades e as Faculdades,e assim se consiga a presença pública,estável e universal da mentalidade cristã em todo o esforço de promoção da cultura superior,e que os alunos destas instituições se façam homens verdadeiramente notáveis pela doutrina,preparados para aceitar os mais altos cargos na sociedade e ser testemunhas da fé no mundo(cfr. GE,10);

Considerando a reunião da Conferência Episcopal Timorens,datada aos 15 e 17 de Janeiro do ano de 2013,sobre a necessidade da criação do Instituto Superior de Filosofia e Teologia;

HAVEMOS POR BEM,nos termos do Código de Direito Canónico nomeadamente do Cnns.807 e 809,criar um Instituto Superior de Filosofia e Teologia com o sobrenome Dom Jaime Garcia Goulart,como um Instituto de direito da Igreja de Timor Leste,cujo objetivo é:

  • Desenvolver e capacitar atividades académicas em que os grandes problemas filosóficos a respeito do mundo,do ser humano e do transcendente sejam tratados de modo histórico e sistemático em diálogo com o debate filosófico-científico atual
  • Refletir teologicamente sobre as raízes e as causas dos problemas vigentes no nosso meio,tendo em atenção as dimensões éticas e religiosas”.

Dado em Díli,aos dezassete dias,do mês de Janeiro do ano de dois mil   treze.

Dom Basílio do Nascimento

Presidente da CET.

  • No ano de 2012 precedente à publicação deste DECRETO,tinha-se já formado uma Comissão Instaladora para a ereção do Instituto.
  • No ano de 2013,uma vez feita a ereção do Instituto,este desmembrou-se do Seminário Maior, passando a chamar-se ISFIT – Instituto Superior de Filosofia e de Teologia, com o sobrenome de Dom Jaime Garcia Goulart
  • Neste momento O ISFIT funciona com dois Departamentos:o de

Filosofia e o de Teologia.

  • O currículo estabelecido neste Instituto é baseado nos currículos similares em Filosofia e Teologia vigentes em algumas Universidades Católicas e nas Universidades Pontifícias de Roma.
  • O corpo docente é constituidopor Sacerdotes Timorenses, Religiosos ou Diocesanos formados maioritariamente em Roma com graus de mestrado. O ISFIT recebe apoio de docentesvisitantes provenientes de Portugal, Brasil,Macau, Austrália e da Indonesia.
  • O ISFIT celebra também uma parceria com o PUCPR sob o aordo protocolar da Conferência Episcopal Timorense – CET e CNBB.Um dos projetos deste acordo é a formação de cursos de Filosofia e Teologia para Sacerdotes com o fim de obter graus de mestrado e doutoramento.
  • O processo da Acreditação está a decorrer no Ministério da Educação de Timor Leste.
  • Este ano de 2019 em Julho haverá a primeira graduação para os finalistas do curso de Filosofia e de Teologia.
  • Esta Instituição de ensino católico recebe não só os seminaristas mas também os religiosos e leigos que, após quatro anos de formação nas diversas disciplinas ministradas quer no Departamento de Filosofia quer no de Teologia,terão o direito de receber um diploma com grau académico de Licenciatura relativo ao respetivo curso frequentado.

 

 

           Fatumeta, Dili, 24 de Fevereiro de 2019.

 

                   O Reitor do ISFIT

            Pe. Domingos Alves da Costa

 


Objetivo:

Educar os estudantes (jovens) em dezenvolver e fortalecer as suas capacidades académicas através de diálogo e debate sobre atual sciência filosófica.

Hanorin estudante (jovem) sira hodi dezenvolve no hametin sira nia capacidade académica liu husi diálogo no debate atuas sciência filosófica.

Dirige os estudantes (jovens) em refletir os problemas atuais como a ética, política, economia, cultura e a religião na luz da fé e razão.

Halo estudante (joven) sira bele reflete problema atual sira hanesan ética, política, economia, cultura no religião ho roman fé no razão nian.

Formar o caráter dos estudantes (jovens) para se tornarem pessoas integrais e multi-dimensionais

Kadi estudante (Jovem) sira nia caráter sai nudar ema integral no multi-dimencional nian.

Capital:

Investimento inicial são de $ USD 50.000.00

Investimento inicial hamutuk iha $ USD 50.000.00

Acumulação the capital de móveis e imóveis são de $ USD 100.000.00

Capital sira móveis no imóveis nian hamutuk iha $ USD 100.000.00


Legalidade:

INSTITUTO FILOSOFIA E TEOLOGIA DOM. JAIME GARCIA GOULART foi fundado pelo CONECTIL. A instituição é registrado com o certificado no. 332/DNRN-MJ/IX/2014, no número de regísto 4993021 publicado pela Direção Nacional de Registo e de Notário .

INSTITUTO FILOSOFIA E TEOLOGIA DOM. JAIME GARCIA GOULART CONECTIL mak hahu. Instituição ne registo ho certificado no. 332/DNRN-MJ/IX/2014, no Direção Nacional de Registo e de Notário publica número regísto mak 4993021.

INSTITUTO FILOSOFIA E TEOLOGIA DOM. JAIME GARCIA GOULART é reconhecido e licençiado pelo decreto ministerial no. 037/FM-ME/XII/2016 do Ministério de Educação da República Democrática de Timor Leste.

INSTITUTO FILOSOFIA E TEOLOGIA DOM. JAIME GARCIA GOULART hetan reconhecemento no licença husi  Ministério de Educação da República Democrática de Timor Leste nian iha decreto ministerial no. 037/FM-ME/XII/2016.

Ecclesiásticamente ISFIT tem a sua ereção no decreto no. 1/2003 pela Conferência Episcopal Timorense (CET) segundo Direito Canônico (Can. 815 e Can.821) e é rígido com as regras da faculdade ecclesiásticas e institucionais que esta na constituição Sapientia Christiana do Papa João Paulo II, e o seu estatuto e regulamento internal.

Ecclesiásticamente ISFIT hetan ninia ereção ho decreto no. 1/2003 husi Conferência Episcopal tuir Direito Canônico (Can. 815 e Can.821) no hametin liu tan ho regras faculdades ecclesiásticas no instituição sira nebe hetan iha constituição Sapientia Christiana husi Amu Papa João Paulo II, no ninia estatuto ho regulamento internal.

VISÃO:

  • Ser um Instituto de Filosofia e de Teologia competitivo, tantoa nível nacional quanto internacional, visa formare produzir pessoas multidimensionais (humana, intelectual, espiritual e pastoral), baseado na fé e na razão, com a finalidade de criar uma sociedade mais justa e mais humana.

 

MISSÃO:

  • Proporcionar o ensino académico em Filosofia e Teologia através do diálogo científico com as ciências relacionadas.

  • Facilitar uma investigação científica qualificada em Filosofia e Teologia.

  • Aplicar o estudo de Filosofia e de Teologia com a finalidade de inovar o pensamento crítico-reflexivo e incentivar a fé na sociedade.

  • Produzir e avaliar conceitos, ideias e métodos de implicações filosóficas e teológicas com objetivo de humanizar o Homem.

  • Encarnar os princípios evangélicos para servir pastoralmente a Igreja e a sociedade.

 

Caráter:

O ISFIT é um instituto de caráter não lucrutivo. A sua atividade não se orienta ao fim lucrutivo. Todos os benefícios obtidos pelo instituto são usados para o desenvolver a qualidade de serviço do instituto.

ISFIT ne’e instituto ida la ho caráter lucrutivo. Ninia atividade la orienta ba fim lucrutivo. Benefício sira hotu nebe instituto hetan sei usa ba desenvolvimento qualidade serviço instituto nian.

Implementação:

O intituto realiza educação a nível licenciatura no programa de estudo e departamento

Instituto halao educação ida a nível licenciatura iha programa estudo nian no iha departamento

Os departamentos  de Instituto são o Departamento de Filosofia e Departamento de Teologia

Departamento sira iha Instituto ne mak Departamento Filosofia no Departamento Teologia